quinta-feira, maio 18, 2006

Os Chatos

David Coimbra
zh - 17/05/2006
De quem é toda a culpa

Quem é culpado por existirem tantos chatos no mundo? Sim, porque existe um culpado. Ou culpadas: as mães. As mães acham bonitinho tudo que seus pequenos rebentos fazem. E os rebentos acreditam! Depois, quando crescem, seguem fazendo as mesmas chatices da infância, falam alto, embirram, tentam se salientar em qualquer ambiente, perguntam coisas, perguntam, perguntam, perguntam. Chatos.

O que eles, os chatos, podem fazer a respeito? Nada. Na cabeça deles, está registrado que aquele comportamento insistente, repetitivo, espaçoso, aquele comportamento sempre estrepitoso, funciona.

Há poucos dias mesmo, lá estava eu, desprevenido, copo de cerveja em punho, numa festa. Então o vi, um desses exemplares que abundam pelo planeta. Um chato. Mas não se tratava de um chato comum. Era um grande chato. Ele olhava na minha direção, o que me provocou um estremecimento de horror. Virei a cabeça para um lado e para o outro, desesperado, à procura de salvação, de uma rota de fuga, uma janela pela qual pudesse me atirar, sei lá. Mas aí cometi um erro primário, um erro de iniciante: olhei-o nos olhos. Preste atenção: jamais, JAMAIS!, deve-se olhar um chato ou um bêbado nos olhos. Eles entendem a troca de olhares como um convite e vêm.

Pois o chato, esse, veio. E eu não tinha como fugir.

Me deu uma angústia. Mas uma angústia, uma angústia, uma angústia... Sabia que pelos próximos muitos minutos eu seria chateado sem clemência, que todas as pessoas da festa me veriam sendo chateado e que ninguém viria me ajudar. Ao contrário: ririam de mim.

Não existe solidariedade neste mundo. Quando ele estacou na minha frente, eu já tinha um paralelepípedo no meu peito. Ele levantou os braços, sorrindo sempre, e gritou.
Alto.
Gritou bem alto:
- Viva o Inter!

Tentei sorrir. Mas não muito. Não queria estimulá-lo, a idéia era apenas enviar um sorriso que comunicasse: "Ah, entendi, viva o Inter, boa brincadeira, que legal, rá, rá". De repente ele compreenderia e desistiria de me chatear. Mas, não. Um verdadeiro chato nunca desiste. Ele agora saltava e gritava ritmado, como se estivesse na arquibancada:

- Inter, Inter, Inter!

Os outros olhavam, divertidos. Comecei a dizer que ia ao banheiro, mas ele não permitiu. Puxou-me pelo braço, sacou uma carteirinha do bolso e a brandiu diante de mim:

- Sócio! Sócio colorado! Eu amo o Inter! - beijou a carteirinha. - Amo! Amooooo!

Ama muito o Inter, esse cara.

Foi a custo que consegui convencê-lo de que eu PRECISAVA ir ao banheiro. Fiquei lá, dando um tempo. Saí cautelosamente, espiando para a esquerda e para a direita. Ele não estava nas cercanias. Encontrei uma roda de amigos e me homiziei nela com um suspiro de alívio. O garçom encheu meu copo. Bebi um gole, sorrindo novamente, e senti uma batida no ombro. Fiquei paralisado. Um arrepio ergueu os pelinhos da minha nunca e fez-me contrair os dedos dos pés. Não ousava me virar. Nova batidinha no ombro. Então, girei o pescoço devagar, bem devagar... e... não era ele! Era um sujeito que eu não conhecia. Que sorria com todos os dentes, uns 60. Perguntou se me conhecia da TV. Respondi que sim, e nem me incomodei, não tenho nenhum problema com abordagens de pessoas que não me conhecem. Mas aí ele abriu um botão da camisa e disse:

- Que tal o Gremão?

- Hein?

- O Gremão! O Gremacho! O campeão gaúcho! O campeão do mundo! - e, debaixo da camisa, lá estava a famosa camiseta preta do Grêmio. - Que tal, hein?! - prosseguiu ele, falando alto. Muito alto. - O que tu acha? Hein? Hein? Que tal? Grêêêêmioooo...

Senti uma laranja presa no gogó. E pensei nas mães. É tudo culpa das mães.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Só posso agradecer a existência deste blog, sensacional!!!

maio 18, 2006 5:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

É realmente assim que fazemos.

maio 18, 2006 6:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

dãããããã,

nada a ver.

maio 19, 2006 8:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

O texto é ridículo e irreal:
1- vc não bebe
2- todo colorado é chato
3- é muito dificil encontrar um gremista chato
4- o texto é extremamente mal escrito
5- em São borja não existem chatos

maio 19, 2006 9:01 AM  
Blogger Xingão said...

Geronimo, respeitamos a sua opinião. O texto é do David Coimbra e não dos proprietários deste blog. Na opinião do blog os chatos estão presentes como torcedores de todos times do mundo.

maio 19, 2006 9:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

Os chatos são insupertáveis!!!

Apenas por causa deles que apoiaria a pena de morte no Brasil.

Acredito que não há solução, já fiz algumas tentativas de ajudar um chato e vi que estava me tornando um deles.


Cuide-se!!! Isso pega!!!


Ináldo
Belém

maio 20, 2006 7:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

PENA DE MORTE GERAL JÁ!

maio 22, 2006 3:50 PM  
Blogger oakleyses said...

polo lacoste, hollister, ray ban pas cher, longchamp, vanessa bruno, coach outlet store online, air jordan, coach outlet, nike roshe run pas cher, ray ban sunglasses, polo ralph lauren, true religion jeans, converse pas cher, air max, vans pas cher, sac guess, true religion jeans, nike free pas cher, nike tn, oakley pas cher, timberland, new balance pas cher, nike air max, nike blazer, nike free, coach purses, north face, true religion outlet, abercrombie and fitch, kate spade handbags, louboutin, hogan outlet, nike roshe, lululemon outlet online, air max, michael kors, ralph lauren, michael kors uk, sac hermes, mulberry, north face, sac longchamp pas cher, true religion outlet, replica handbags, michael kors pas cher, michael kors outlet, nike air force, hollister, sac burberry, air max pas cher

março 01, 2016 11:23 PM  
Blogger oakleyses said...

moncler, thomas sabo, wedding dresses, supra shoes, ugg boots, barbour, moncler, louis vuitton uk, abercrombie, karen millen, pandora charms, sac lancel, converse, vans, moncler, ugg, louis vuitton, louis vuitton, sac louis vuitton, moncler, juicy couture outlet, canada goose, air max, links of london, ugg, juicy couture, pandora jewelry, coach outlet store online, moncler, converse shoes, canada goose, pandora jewelry, barbour, canada goose, ugg, canada goose uk, hollister, ugg pas cher, marc jacobs, ray ban, canada goose, gucci, canada goose jackets, sac louis vuitton, swarovski crystal, canada goose, montre homme, pandora charms, canada goose outlet, rolex watches, toms shoes, moncler outlet, moncler

março 01, 2016 11:28 PM  

Postar um comentário

<< Home